sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O sabor da globalização e do capitalismo

Aproveitando o momento que brasileiros se tornaram os novos donos do Burger King... qual será o melhor sanduíche: Big Mac ou Whopper?

Um grupo de cineastas saiu pelo mundo para tentar responder essa e outras perguntas sobre o sanduíche mais popular do mundo (ao lado do hotdog?). Como a nossa cultura ocidental (das grandes metrópoles) já está permeada por preferências e preconceitos contaminados por motivos de infância, de marketing e não pelo simples gosto de cada lanche, os produtores do vídeo abaixo ofereceram os hamburgueres somente para pessoas que nunca haviam falar no sanduíche, e muito menos o experimentado. Para isso, foram aos lugares mais escondidos do planeta, onde a população mal sabe como segurar o hamburguer para comê-lo. Vejam a reação dos locais:





O vídeo também me fez refletir sobre alguns dilemas: Gosto muito de comer esse tipo de fast food, porém é preciso também saber que representa a dominação da cultura ocidental sobre as outras. O Hamburger deve ter o seu espaço, mas jamais podemos deixar que destrua outros símbolos culturais de civilizações menos dominantes. Aliás, agora que o BK é brasuca, bem que poderia servir tapioca e refrigerante de açai berry (como os gringos gostam de chamar)...

Nenhum comentário: