sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como ficará o Palestra Itália

A Arena Palestra itália está apresentada em detalhes no site do Palmeiras.
No site do clube e no youtube já tem até o vídeo da maquete da Arena. Veja:



A concepção do projeto ficou a cargo do arquiteto Tomás Taveira, um português que atualmente é uma das principais referências da nova arquitetura européia, com a assinatura de importantes projetos esportivos, como os estádios do Sporting, Leiria e Aveiro, todos utilizados com sucesso na Eurocopa 2004.

A capacidade da Arena está definida: 45 mil expectadores (60 mil para shows), ideal para abrigar qualquer tipo de jogos finais e, ainda, competições importantes internacionais. Com relação ao estádio atual, mudanças fundamentais serão realizadas. O anel inferior da arquibancada será fechado na parte das piscinas, passando para uma capacidade de 30 mil lugares. Acima, dois andares com cerca de 250 camarotes e cabines de imprensa se erguerão (um restaurante, com vista para o campo, será instalado neste novo anel).

A capacidade total deste novo espaço ficará em torno de 5 mil lugares. A imprensa ficará instalada nos dois lados do campo (do lado da av. Padre Tomás ficarão as cabines de TV, e do lado da Turiassu, as cabines de rádio e imprensa escrita). Por fim, um anel superior, que será destinado às cadeiras especiais da nova Arena, comportarão um público estimado de 10 mil torcedores. Para não prejudicar a área do conjunto aquático e, assim, causar transtornos aos sócios, o campo de futebol será deslocado cerca de 7 metros em direção ao lado do placar eletrônico.

A parte inferior do gramado –onde hoje estão os vestiários do futebol profissional, de um lado, e os vestiários femininos, de outro—será totalmente aproveitado no novo projeto. Este local contará com quatro novos e modernos vestiários para as equipes de futebol, totalmente adaptados às exigências da FIFA. A entrada dos times em campo, assim como a posição dos vestiários, também muda. Na Arena, os times passam a ter entrada comum, pela área central do gramado (onde ficam hoje as numeradas cobertas).

Assim, os ônibus com as delegações do Palmeiras e visitantes vão ter acesso pelo portão da Turiassu. O Jardim Suspenso, inovação do Palestra Itália, continua. Mas com modificações. Os torcedores, por exemplo, não transitam mais no corredor abaixo do campo, que passa a ser apenas para o corpo administrativo da Arena, autoridades, policiais, ambulâncias, etc. Haverá, ainda, um estacionamento interno para o uso de caminhões e veículos da imprensa, além de carros da polícia e ambulâncias.

Um comentário:

Juliano disse...

A Arena Palestra Itália será muito bem-vinda! Que fique pronta logo, a ansiedade já é grande!
Mas na lembrança sempre guardaremos o saudoso Palestra Itália, que desde 1920 nos deu tantas alegrias!

Saudades dos meus melhores momentos no Palestra:

Brasileiro 2007, não pegamos vaga na Libertadores, mas…
Festa no Palestra Itália pelo rebaixamento dos gambás
http://www.youtube.com/watch?v=2XJM01GZ5Us

Paulista 2008, na hora do apagão
“Eliminado!” pros bambis + Hino do Palmeiras
http://www.youtube.com/watch?v=6kYSvB15Mdc

PALMEIRAS SEMPRE! QUE VENHA A ARENA!