sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Água benta, pero no mucho

Os cristãos ortodoxos acreditam que a água fica purificada durante a Epifania. Mais de 200 foram hospitalizados depois de colher água em fontes perto de uma igreja, numa zona industrial russa.

Na cidade siberiana de Irkutsk, mais de uma centena das vítimas, incluindo crianças, estão hospitalizadas depois de terem sido diagnosticadas com uma gastroentrite viral.

O envenamento em massa ocorreu durante as celebrações ortodoxas do baptismo de cristo, a Epifania. Os devotos acreditam que, durante estas festividades religiosas do dia 19 de Janeiro, toda a água se torna santificada.

Durante a cerimônia, as vítimas ingeriram água de dois poços localizados perto de uma igreja situada numa zona industrial da cidade. De acordo com as autoridades que investigam o caso, e citadas por uma agência de informação russa, esta terá sido a fonte do envenenamento.

Testes efetuados na água dos referidos poços demonstraram concentrações de cloro e nitrato duas vezes acima dos valores recomendados, embora a água benta da igreja corresponda às normas sanitárias.

As entidades religiosas da cidade já negaram que o envenamento tenha sido provocado pela água benta da igreja, muito embora esta seja regularmente armazenada durante largos períodos de tempo.

Fonte: Jornal de Notícias
via Irmãos

Nenhum comentário: