domingo, 31 de maio de 2009

A Cabana para Caio Fábio


Não! Não li “A Cabana”, e, dificilmente o lerei.
Minha esposa, porém, leu o livro a pedido de várias pessoas, que queriam uma opinião, à sua semelhança.
Resumo:
Adriana acha que o livro é bom, que faz um trabalho legal para com certas pessoas e expectativas, especialmente quando trata de temas da vida, e, de algum modo, apresenta alternativas e explicações... Assim, ela acha o livro bom e capaz de ajudar pessoas que gostem daquele estilo de dizer...
Eu apenas ouvi breves relatos enquanto ela lia, e, para o meu gosto, seria difícil ler; pois, de fato, tenho muito problema com o homem colocando qualquer coisa na boca de Deus, ainda que sejam coisas boas e dotadas de bom senso na resposta. Sim! Pois são apenas palavras do homem ditas como Deus.
Fazer Deus falar de modernidades cientificas e existenciais ou psicológicas, e coisas do gênero, envolvendo os achados da “Ciência”, é bom por hora, até que a própria “Ciência” venha e refaça suas teorias e deixe “o Deus da Cabana” falando sozinho...
Mas fico feliz que muitos, por hora, estejam sendo abençoados.
Eu, todavia, não entendo a razão de, tendo a Palavra, se precisar de um conto estribado em ciência empírica + revelação bíblica; visto que seja é um direito do pensar fazer tais ligações, embora eu creia que Deus não tenha que virar personagem “de tal construção”, falando coisas que ficariam melhor na minha ou na sua boca, como gente falando, mas não na boca de Deus — especialmente em razão da transitoriedade das supostas verdades-finais declaradas pelo “Deus da Cabana”.
Muita gente boa, no entanto, tem dito que tem sido muito abençoada e consolada; e, portanto, tenho apenas força a dar a estas pessoas, mas, ao mesmo tempo, pedindo que saibam que é uma obra de ficção não apenas porque o seja mesmo, mas, também, porque sempre será grande ficção botar palavras na boca de Deus.
Recebe meu beijo e carinho, e minhas orações no sentido de que você mesma chame Deus para a sua Cabana, que é seu coração.
Sim! Pois, na sua Cabana, a conversa com Deus é real e profunda, muito mais!...

Nele, que em nós faz Morada,


Caio
3 de fevereiro de 2009

Nenhum comentário: