quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mensagem subliminar em música gospel?

Uma das questões mais polêmicas acerca da música - dentro e fora da igreja - é a mensagem subliminar. Curiosos auto-denominados estudiosos gastaram horas, dias ou até anos de suas vidas rodando discos e discos ao contrário, em busca de frases que relacionassem músicas de sucesso aos famigerados pactos malignos.

Mas será que o cérebro humano é capaz de ouvir uma música e, ao mesmo tempo, reproduzi-la no sentido contrário - identificando as partes com 'mensagens subliminares' - e armazenar o conteúdo satânico? Rodando os principais sites do tema, não encontrei um estudo, um experimento sequer que provasse a ação das frases revertidas no inconsciente coletivo.

Brincava entre amigos dizendo que um dia rodaria todos os discos cristãos ao contrário, desmitificando 'deuses' da música evangélica e encontrando em sua obra, diversas mensagens ocultas. Porém, antes mesmo que pusesse em prática tal anseio, um jovem o fez por mim. Veja abaixo:




Isto não passa de uma grande brincadeira - e o pior é que os crentes estão em polvorosa. Nunca imaginaram que alguém usaria sua principal arma contra as músicas evangélicas. Repito: não creio que este tipo de mensagem subliminar exista, ou que o cérebro possa assimilá-la - e não estou sozinho.

As frases obtidas em Faz Um Milagre em Mim, do Régis Danese, são obra do acaso, assim como acontece em tantas outras músicas seculares. Quem nunca parou e observou coelhos nas nuvens do céu durante uma viagem? O teu cérebro pensa ver um coelho, mas aquilo é somente uma nuvem. Portanto, se eu tocar uma música ao contrário e procurar nela frases estranhas, encontrarei. Mas, na verdade, serão apenas letras estranhas e revertidas.

trecho de post do Rafael Porto no blog Alforria.

[via PavaBlog]

S@lcompimentas: Como a 'música sacra' já virou um mercado, na minha opinião isso não passa de disputa por mercado consumidor. É cascata de alguma banda/cantor/gravadora que quer desacreditar os "músicos concorrentes" para abocanhar essa fatia do mercado. Se não for isso, é algum zé mané que não tem o que fazer mesmo...

8 comentários:

Anônimo disse...

valew ter postado esta materia na rede, pois é disso que a sociedade moderna necessita, informação e abrir o olhos daqueles que querem enchergar a falsurias da vida em todos os sentidos, continue assim uma pequena parte da superior população conserteza agradece-lhe.

Anônimo disse...

ISSO NUM PASSA DE UMAA MENTIRAA PQ TEEM GENTEE QUEE TEM RAIVAA DE CRENTEE ISSO TD É PRAA ESTOURAAR O SITEE YOUTUBEE ;@

Mikael disse...

Essa sua forma de pensar muda muito minha opinião quanto as coisas. Acho que vou passar a ter essa mesma opinião. Se para a musica gospel existe essa explicação, que a gente vê frases satânicas apenas porque o cerébro faz uma assimilação com aquilo que a gente procura, então nas musicas ditas "seculares" o principio é o mesmo. Concluindo, não podem dizer que essas musicas seculares adoram o capeta de uma forma revertida, porque assim as musicas gospel também o fariam.

Anônimo disse...

olha se é verdade ou não eu não sei, eu ´so sei que nós temos que ouvir o lado certo do cd pra que ouvir o lado contrario?

Anônimo disse...

pra que ficar ouvindo cd do lado contrario?se é verdsade essa história eu não sei eu só sei que devemos adorar a deus ouvindo cd do lado correto.

Braulistede disse...

Eu creio que se vez ou outra pudéssemos escutar algo satanico num CD contrário, tudo bem. Mas uma música inteira, com inúmeras repeticões é demais.
A forma de gravacão hoje é diferente dos antigos vinis, mas o modo de prestar culto a satanás é o mesmo.

ivan disse...

não e mentira, não. eu baixei o programa wavepad e rodei a música faz um milagre em mim do regis danese ao contrário e a mensagem subliminar está lá!

Anônimo disse...

eu rodeia música faz um milagre em mim ao contrario e tem sim a mesma mensagem subliminar desse vídeo do youtube