quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hillsong Church: Polêmicas e escândalos na maior igreja da Austrália


A Australia é um país onde mais de 60% da população considera-se protestante (apesar de ser um país laico), e pode-se ser considerado um lugar onde o cristianismo pentecostal mais cresce atualmente - isso entre os países ricos. Mas é um país onde se tem discutido extensivamente e abertamente sobre uma famosa igreja, da qual todos os brasileiros cristãos já ouviram falar, viram seus dvd's ou até mesmo compraram os seus cd's.

No início da década de 90, meus pais foram introduzidos a uma nova forma de pensamento cristão. Uma forma bem mais leve que os valores apresentados até então. Era o neo-pentecostalismo da "Teoria da Prosperidade", e me lembro muito bem, quando pela primeira vez (quando tinha entre 9 e 10 anos) ouvi a canção expoente máxima daquele chamado "avivamento": Era Shout to the Lord, canção da ainda desconhecida Hills Christian Center, na tão distante Austrália.

Hoje a poderosíssima Igreja de Hillsong (ou som das m
ontanhas - tradução literal) se espalha pelo mundo: Londres, Kiev, África do Sul, projetos em Ruanda... Mas aqueles anos de ouro já se passaram... Hoje a nação Australiana está em alerta e críticas surgem semanalmente na mídia.

Hillsong a Igreja Que nunca Dorme

No Brasil ela é conhecida pela forma atraente, dinâmica e vibrante. Pelos dvd´s e cd's de altíssima qualidade. A Hillsong é no Brasil o expoente máximo da nova geração de "adoradores" e introduziu no segmento gospel mundial no início dos an
os 90 o chamado estilo CW - Contemporany Worship (Adoração Contemporânea). Mas o que não se fala no Brasil – pois os líderes da igrejas no Brasil ainda sofrem com a falta de abertura dos portões de razão e do entendimento – é que a Hillsong se tornou um império multimilionário, muito mal visto pelas comunidades cristãs americana e européia.

Os escândalos e as histórias são incontáveis - se a Igreja Renascer foi alvo de investigações por causa de alguns muitos milhões de dólares, e seus líderes foram presos por enconder alguns outros milhares de dólares ao entrar nos Estados Unidos, imagine só... a Hillsong teve uma renda declarada de mais de 144 milhões de reais(livre de impostos) nos quais somente 4 foram para a caridade... Pra onde foi o resto? Pergunte a eles...


Poder, Prosperidade, Influência Política, Mulheres Perfeitas, Pedofilia, é só o começo....

Imagine uma igreja num país rico, onde seus membros estão entre os mais ricos e influentes do país, e o resto da membresia fica entre a classe média e classe média alta , onde nos culto se aceita cartão de crédito na hora de recolherem as oferta e as mulheres são ensinadas a ser lindas, magras e perfeitas.

Imagine agora o Pastor desta igreja escrevendo um livro chamado "Por que Deus quer que você seja rico", e o louvor ser considerado o melhor da atualidade. Agora pense grande, imagine o primeiro Ministro desse país vir pessoalmente a sua Igreja e abrir o culto de inauguração do seu novo templo de 25 milhões de dólares?

Imaginou?

Parece o céu não é?

Pois esse é o reino dos céus em que vivem (ou viveram) os membros da igreja Hillsong até o início dos anos 2000 quando Tania Levin foi expulsa de um congresso de mulheres por fazer peguntas sobre o sistema da igreja (finaceiramente falando). A pergunta que fizemos acima: "Pra onde foi o resto?", simplificando a pergunta.

Ela Escreveu o livro "Pessoas da casa de vidro" contando a verdade sobre a vida dentro e fora da Igreja. Onde os membros vivem um conto de fadas, e ajudam o império multi-milioonário da Igreja crescer a cada dia - alguns estudiosos ja consideram esse um dos maiores impérios finaceiro-religioso, depois do Vaticano é claro.

Tania Levin´s e as Pessoas da Casa de Vidro

Nascida e criada na igreja, ainda fala com amor sobre os primeiros anos da então chamada Hills Christian Center, numa zona boêmia de Sydney, ela mantém o mesmo respeito de quando era membra da Igreja ao falar de Brian Houston - pastor da igreja Hillsong e presidente de AOG (Associação das Assembléias de Deus Australiana).

Segundo ela e vários outros que relataram a mesma versão, no final dos 80 um pastor americano veio à igreja e ensinou como "ganhar dinheiro sobre a fé das pessoas". Era a teoria da prosperidade chegando em solo Australiano. Pessoas estavam doando tudo - diz ela : "...Quando eu tinha 24 eu começei a trabalhar com o Exército da Salvação e via muito mais paixão , humildade e serviço neles enquanto na Hillsong, tudo passara e ser simplesmente sobre dinheiro e recrutamento, somar, somar e somar." Disse ela em entrevista ao Talk Show australiano Andrews Interviews, até então ela não se sentia incomodada... mas logo tudo iria mudar.

Quando em 2000 William Francis Houston (conselheiro e pastor da igreja na época), pai do pastor Brian Houston, foi acusado formalmente de abuso sexual masculino na igreja, ele confessou e suas credenciais foram retiradas como pastor da Associação das Igreja Assembléia de Deus.

[NOTA: para os desavisados a Hillsong é o principal membro da organização que agrega as Assembléias de Deus na Australia - sem conexão com a igreja brasileira].

Ao contrário dos requerimentos legais do estado de Nova Gales do Sul na Austrália, nos quais ele deveria ser reportado as autoridades competentes, nem Brian ou as Assembléias de Deus reportaram o caso às autoridades legais.

Sobre o incidente ela relata:

"...No culto daquela noite não houveram explicações a igreja, nem um pedido de desculpas formal, nem um plano para ajudar as vítimas de tais abusos. A palavra 'abuso' sequer foi usada, usaram a palavra 'recaída moral'. Nada mais.

"...Ele simplesmente pediu para a igreja orar por ele e sua esposa e filhos... E a Igreja se levantou e de pé o aplaudiu... Eu pensei: eles estão loucos?"

"...De fato o que me intrigou mesmo, foi pensar que se eles tratariam desse assunto
como se nada grave fosse, e se eles tratam dessa forma tão irrelevante o acontecimento, o que será do que eles tratam de forma privada?"

Foi quando ela foi ao congresso em 2005 e ficou chocada ao ver a foto de um menino africano negro com as mãos amarradas e um cartaz enorme com a seguinte frase: "Você me apadrinharia?". Já conhecendo o sistema de emocionalismo da Igreja para arrecadar dinheiro, ela ficou tão desorientada que disse que pediu explicações sobre o dinheiro e que achava um absurdo uma propaganda tão cruel. Não obteve repostas e foi expulsa da igreja no meio do congresso. O acontecimento saiu no jornal Sydney Herald, importante jornal de Sydney.

[Nota: O pastor Frank Houston faleceu em 8 de novembro de 2004. Em Agosto de 2007 foram divulgados novos casos de abusos sexuais do pastor com pastores aprendizes em seminários durante a década de 80.]

Bobbie Houston a esposa do pastor

Ela ensina que a mulher deve ser linda (no estilo do filme "Mulheres Perfeitas") no sentido de que devem ser bem maqueadas, elegantes. É conhecida por ser uma mulher super estilo "perua", nome pejorativo recebido por um importante jornal local. As mulheres do reino devem ser, como em Provérbios 31, as mulheres devotas (até aí tudo bem).

Ela é Bobbie Houston Esposa do pastor Brian Houston, pastora-líder das mulheres das igrejas Hillsong que escreveu livros e tem suas mensagens em mp3 grátis para download na internet. O mais comentado "produto" dela até hoje chama-se "As mulheres do Reino de Deus Amam Sexo!". O que gerou a ira dos conservadores cristãos mundo afora - menos no Brasil, onde a notícia nem chega e se chegar ignoramos os fatos.

Trechos de uma palavra de Bobbie;

"Ser gorda? jamais!"

"Façam exercícios, se eu estou gorda me sinto como uma retardada..."

"Como iremos impressionar nossos maridos, se estamos tão gordas, que precisamos de um guindaste para sair da cama?"

"Faça uma cirugia plástica... é por uma boa causa e meninas... façam exercícios pélvicos..."

Parece até brincadeira, não? Mas isso está tudo registrado (registros extraídos dos congressos "Colorindo Seu Mundo" - o Congresso Internacional de mulheres da igreja).

Assistindo vídeos da Hillsong você nota umas aspirantes a Paris Hilton nos bancos. Incrível - sem comentários tirem suas próprias conclusões.

Riqueza

Na verdade Bobbie e Brian Houston e seus filhos vivem confortávelmente na região mais exclusiva de Sydney - Bondi Beach - e têm casas e mansões ao redor da Austrália. Muitos membros da igreja são proeminentes figuras da sociedade, o ex-primeiro Ministro da Australiano John Howard, Secretário do Tesouro, Governador do Estado e outros vários membros do alto escalão do governo, empresários e personalidades da tv, o que tem tornado a igreja um acontecimento político.

Detalhe: A igreja já respondeu por duas vezes por - acredite - fazer "lobby". Isso mesmo, dinheiro de doações da igreja (sem impostos) em favor de jantares para promover candidatos a cargos públicos, o que é ilegal.

Em 2005 o álbum For all you've done foi considerado um dos mais vendidos na história da Austrália. Tantos cd's resultaram em dinheiro que entrou demais sem ser declarado: total de mais de 144 milhões de reais em um só ano. Claro que a igreja mantém algumas empresas: Mercy Ministries que cuida de mulheres abusadas e que recebeu mais de 2 milhões de dólares e outras. Livros, revistas, tv e acredite, faculdade!

Em 2007 foi alvo de duras críticas por parte da mídia, quando um membro da igreja, participante (vejam só) do programa Ídolos - versão australiana - ganhou votos demais depois de cantar a canção "Aclame ao Senhor" em rede nacional e a igreja supostamente teria coordenado votos por telefone. Em suporte ao candidato, a igreja negou tudo.

Em 2008 o caso do câncer falso do Michael Guglielmucci... - que eu chorei e pessoalmente orei tanto quando soube do caso e assisti o clipe antes do escândalo, como depois. E por aí vai.

Existem muitos vídeos na Internet sobre a Hillsong mais esse é o que chama mais atenção. Pois depois de tantos escândalos a Igreja entrou em descrédito:

Os maiores críticos da Hillsong não são os mundanos, mas os cristãos que estão preocupados com os caminhos da igreja, pois é grande, midiática e poderosa. Existe um video chamando Brian Houston de volta pra Deus. Outro dia aquele que vos fala querido leitor, leu em um forum na Internet, onde afirmam que a Hillsong pretende abrir as portas em terras brasileiras - pelo menos é o que os "fãs" da igreja desejam. A minha esperança é que isto não aconteça, já que temos tantas dessas denominações cheias de estrelismo e riquezas sem fim, além de candidatos a cargos públicos e tantas outras coisas... Teríamos nós nos esquecido do alvo? Onde estão as cartilhas protestantes onde as pessoas entendem o que ser cristão realmente significa?

Na verdade eu é que tenho eu minhas dúvidas, de que se Jesus viesse à Terra hoje, Ele seria convidado a entrar nesses templos chiques de 25 milhões de dólares e nas casas tão lindas desses pastores importantes, ou até mesmo para falar nos cultos da igreja, já que Jesus nunca foi Primeiro-Ministro e jamais aspirou cargos públicos. Jesus teve uma mensagem simples de Salvação, Rendenção e Amor. Ver as coisas de Deus se tornarem comércio vendável e rentável é triste, mas é a realidade em que vivemos.

Fontes utilizadas neste artigo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Frank_Houston
http://en.wikipedia.org/wiki/Hillsong_Church
http://www.redwatch.org.au/media/080312cena?searchterm=hillsong+keneally
http://www.southsydneyherald.com.au/pdf/SSH_AUG08.pdf
http://www.smh.com.au/news/National/Hillsongs-true-believers/2004/11/06/1099547435083.html
http://www.crikey.com.au/Media-Arts-and-Sports/20071010-Australian-Idol-what-about-the-Buddhists.html
http://www.abc.net.au/tv/enoughrope/transcripts/s1992756.htm
http://www.smh.com.au/articles/2007/08/03/1185648145760.html
http://www.smh.com.au/articles/2005/07/04/1120329387287.html


Autor: Mauro Guerra [via Amenidades da Cristandade]

21 comentários:

Mila disse...

Não sabia q lá na Australia a fama deles estava/está desse jeito não...
Gosto muito dos louvores deles, mas é bom a gente saber disso.
Muitos acham que eles são perfeitos em td, (inclusive eu mesma achava), mas nós sabemos q nem td o q reluz é ouro.
Gostei muito de saber.

clerson elton disse...

essas informaçoes para serem cmntadaas por vc so pode ser dakeles que fikam olhando o cisco nos olhos dos outros e eskece da trave no te... deixas de ser invejoso e vai converter rapais vem na net escrever isso com q intuito? vai orar por eles ao ives dissos..

Tom disse...

comcerteza , nem tudo q reluz é ouro , temos como exemplo esse site,q ao inves de falar de testemunho e coisas boas q acontecen nas igrejas, fica falndo daquilo q é especulação, daquilo q é faldo pela midia...Seu ingnorante, vc é manipulado e nem sabe.
Eu prefiro acreditar No Apostolo Estevan e Na Bispa Sonia e nos ligere do Hillsong, do que acreditar naquilo q a rede globo fala. A rede globo possui cultualismo a santos e ainda possui por tra a macunbaria!

Em quem vc acreditaria???

Nos servos de Deus o naquilo q a midia fala?

Só um alerta...

Anônimo disse...

nussssssssa muito surpresa em ler isto assustador!!!nem sei o pensar sinceramente...

TaTo disse...

Se é verdade o escândalo ou não, não cabe a nós julgar. independente de quaisquer escandalos que possam ocorrer dentro e fora da igreja, há alguém maior que estas coisas, nosso CRIADOR é onisciente de todas as coisas e Ele é Deus suficiente para julgar não é verdade???

É bem óbvio que a salvação é exclusivamente individual.

A HILLSONG não vai te levar pro Céu, somente o arrependimento e a palavra da verdade que é a Biblia.

É IDIOTISSE, FICARMOS AQUI PERDENDO TEMPO, ENQUANTO CENTEMAS DE PESSOAS MORREM TODOS OS DIAS SEM CONHECER A CRISTO.

AI TE PERGUNTO, QUANTAS ALMAS TEM GANHADO PRA JESUS ESSE ANO? QUANTOS CONHECIDOS MORRERAM E VOCÊ FALOU DE JESUS PRA ELES?

Em vez disso vamos a internet nos preocupar com coisas fora do Brasil do que nossa nação. Preferimos VIVER um cristianismo pela metade e morto em vez de viver a vida de Cristo.

Ta mais que na hora, rever-mos nossos conceitos e se despojar de malditas vestes incorporadas pelo espírito do Anti-Cristão

UM POVO SÁBIO JAMAIS É ABALO, MAS O POVO DERROTADO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO !!!

Anônimo disse...

Diz-me uma coisa amigo: Se isso é assim como tu dizes, onde entra nesses esquemas a Darlene (líder de louvor)? É que esqueceste-te desse pormenor. Está ela também envolvida nesses escândalos que fazes referência? Eu há 4 anos seguidos que vou às conferências à Austrália e ainda não consegui me aperceber, nem vi, nada daquilo que falas. E olha que quando lá vou fico sempre cerca de 1 mês, e falando pessoas mais velhas, jovens e até incrédulos, nem um ainda deu a entender nada daquilo a que fazes referência. É curioso que tendo eu um amigo a trabalhar no jornal Sidney Heral nunca ele falou nesses casos a que te referes!
Ganha juízo e procura informar-te antes de quereres ganhar fama à custa da mentira e calúnia.

Anônimo disse...

Independente disso e daquilo... não vou deixar de gostar dos caras não.. vc num já tem seus problemas , sua igreja rapaiz? Vá orar vá.. eu tenho uma Revelação.. Vc não é DEUS..
O q vai salvar eles não são suas críticas não.. então vá procurar o q fazer.. e deixe eles.. pq eu tenho certeza q DEUS conhece cada um ali..!

Tullio_United disse...

COMO JÁ FALARÃO NOS COMENTÁRIOS, SENDO VERDADE OU NÃO, VOCÊ DEVERIA ORAR PARA O MINISTÉRIO E NÃO VIM AQUI FALAR CONTRA A IGREJA, POIS O JUSTO FAZ A GUERRA COM PRUDÊNCIA. A HILLSONG TEM SIDO MUITO ABENÇOADA POR DEUS E TEM ABENÇOADO MUITOS PELO MUNDO, INCLUSIVE EU, QUE ATRAVÉS DE SEUS LOUVORES RESOLVI SEGUI FIELMENTE A DEUS. SEI QUE DEUS ESTÁ COM ESSE MINISTÉRIO, AO CONTRARIO NADA DISSO TERIA ACONTECIDO. O INIMIGO SE LEVANTA CONTRA QUILO QUE TEM DADO CERTO, E ATRAVEZ DA MIDIA TENTA MANIPULAR AS PESSOAS. SOBRE A RENASCER MESMO, EU NÃO GOSTAVA MUITO DELES PELO QUE A GLOBO FALA, MAIS CONHECENDO PESSOALMENTE PUDE PERCEBER QUE ELE É UM HOMEM DE DEUS, DISPOSTO A LEVAR ALMAS PARA A SALVAÇÃO. POR ISSO PESSOAL, NÃO DE ATENÇÃO AQUILO PRA QUE A MIDIA TEM TENTADO COLOKAR NA SUA CABEÇA, E SE IMPORTE APENAS PARA O QUE A IGREJA TEM SIDO NA SUA VIDA!

100kwh disse...

Hillsong church, Hillsong United, Hillsong Live e outros ministérios da igreja são bênçãos!
Olha ao redor do mundo e veja quantas vidas foram resgatadas através do Hillsong.
Erros, todo mundo tem! Me diz qual igreja no Brasil não possui escândalos? Poucas ;P

Oro para q uma Hillsong seja instalada no Brasil ;D
We are free, whoaaa :D

Abraços...

Solange disse...

se eles erraram, eu tambem erro,e você com certeza erra.mas uma coisa não podemos negar a uncão de Deus sobre a vidas desse grupo que realmente louvam ao Senhor, isto é sinal que eles pagaram o preço. meu irmão ore por eles.e atire a pedra quem não tem pecado!!!

Solange disse...

se eles erraram, eu tambem erro,e você com certeza erra.mas uma coisa não podemos negar a uncão de Deus sobre a vidas desse grupo que realmente louvam ao Senhor, isto é sinal que eles pagaram o preço. meu irmão ore por eles.e atire a pedra quem não tem pecado!!!

Anônimo disse...

bom, nao quero julgar nimguem mas todos nos precisamos estar atentos a estes acontecimentos que nos deixam escandalizados pois estamos dentro da igreja e sem perceber estamos participando daquele escandolo aplaudindo ou sorrindo de algo que nao sabemos.

Anônimo disse...

Você que postou tudo isso a respeito do Grande e abençoado ministério do Hillsong, ou você é muito louco ou você é muito santo e deve ser arrebatado... pois a palavra de Deus diz: "Aí daquele que toca nos ungidos do Senhor", pois se hoje eles são o que são e faturam o que faturam é fruto do trabalho que aliás é um ótimo trabalho, ou você acha que para produzir um DVD custo pouco, Temos o privilégio de com um pouco de dinheiro comprar-mos e termos dentro de casa um instrumento de benção para as vidas. Pois somos filhos do dono do ouro e da prata, um Deus simples sim, mas não pobre, pois ele é dono de tudo. Que Deus abençoe sua vida e tenha misericórdia de você, pois está perseguindo a igreja do Senhor e isso é grave diante de Deus!

Saulo Luz disse...

Caro anônimo...
Deus já tem misericórdia de mim. Disso eu tenho certeza!
As misericórdias do senhor se renovam sobre mim e é graças a ela que estou tranquilo.
Não sou santo, muito pelo contrário. Louco? Talvez.
Desejas a minha morte? (que eu seja arrebatado)...
Se a intenção era uma ameaça ou me amaldiçoar, acho que o tiro saiu pela culatra (sinto muito).
Pois, não tenho medo da morte e(apesar de gostar de viver) anseio pelo dia em que irei descansar no senhor.
Ah... e não estou perseguindo ninguém. Só estou tentando dizer que todos são humanos e todos erram, inclusive o "Grande e abençoado ministério Hillsong". Quando digo todos, me refiro a mim também.
Por isso, apesar de gostar da música deles, não os idolatro.
Pelo contrário. E não são os erros deles que me farão deixar de ouví-los nem mesmo de cantar suas canções de adoração a Deus.
Em suma: Meu compromisso é com o Evangelho e com Jesus. Não com religiões, ministérios ou homens. É só isso que quero deixar claro.

Myke disse...

muito interessante, mas pq sera que as canções deles são tão inspirada?



meditação Isaias 1;19

Somos filhos de Deus!Talvez vc estaria contente se fosse uma igreja
catolica. né`?

tem varios pastores que podemos dizer que caiu, mas não podemos generalizar pois até Pedro que via Jesus, estava do lado de Jesus pecou imagine eles! foi exatament por isso que Deus enviou Jesus, para perdão dos pecados, mas é claro que este pastor seja disciplinado!--

Aki na europa so esculto musica do Hillsong, em françês,italiano, alemão, nao creio que os pastores nao queira!

Angélica disse...

Se você perdesse seu tempo orando pelos que andam no caminho errado talvez muita coisa mudaria.
Cuide da sua salvação. e deixa a justiça pra Aquele que sabe de todas as coisas e é fiel e justo.

aline disse...

tem muito lobo em pele de cordeiro, muitos hoje estão cegos espiritualmente. Quando soube do último escândalo(O Pastor e cantor Michael Guglielmucci inventou um câncer terminal) fiquei muito triste, temos q orar por essas pessoas e por nós, para q Deus nos dê o discernimento para distinguirmos o que é espiritual do que é apenas emocional. Q Deus tenha misericórdia de nossas vidas e nos conceda a graça de permanecermos fiéis a Ele, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

Anônimo disse...

acho tudo isto uma enorme palhaçada da parte de quem escreve, ou perde tempo para escrever estas coisas, a Biblia é muito clara, PELO FRUTO SE CONHECE A ARVORE,acho que a maior parte do que você escreve é por pura inveja do que Deus esta fazendo atraves desta igreja no Mundo, não estou dizendo que a Igreja é perfeita, sei que tem erros, mas o que diriam os "santinhos comentaristas" sobre a Igreja de Corinto a qual Paulo fala de tantos problemas no entanto o proprio Paulo diz que nela abundava os dons espirituais, o que diriam os "santos teologos" acho que ao inves de ficarmos procurando coisas para justificar um crescimento e sucesso incontestavel deveriamos correr atraz de fazer algo poara o reino de Deus!!!

rodrigo disse...

É parece que o que é fiel no pouco no muito é colocado e isso disperta os invejosos(judas)Jesus disse ide:e o que a gente faz,fica e detalhando o erro dos que já estão indo ou já estão lá,vai também faz algo para DEUS!JESUS DISSE prega a palavra aos pobres!

Jonys disse...

Vcs puxam muita sardinha pro lado deles, mas realmente, a alguns anos a fama do Hill de igrejinha perfeitinha vem caindo. Principalmente depois do acontecido em 2008, onde eles colocaram um idiota dizendo que tinha câncer e era viciado em pornografia pra sensibilizar as pessoas, isso é terrível... Graças a Deus aqui no Brasil a febre Hill tá acabando, me preocupa muito mais uma igreja que suga as pessoas no Brasil... Nosso povo é um povo humilde e sofrido, não precisa de mais sangue-sugas. Tive experiencias maravilhosas com os DVDs do Hills e considero a darl uma mulher de Deus... Mas mesmo assim os DVDs deles nem me encantam mais como antes... ...precisamos de uma nova reforma.

Anônimo disse...

qual a igreja que nao existe escandalos alguem me diz, nao julgue para nao seres julgado, se houve aqueles que o fizeram serao punidos por Deus.