segunda-feira, 2 de março de 2009

Pesquisa aponta o que judeus pensam sobre os cristãos

A grande maioria dos judeus israelenses não nutre sentimentos negativos em relação aos cristãos que vivem em Israel, mas quase o mesmo percentual pensa que o Estado não deva conceder terrenos para constuir novas igrejas em Jerusalém. Esses são alguns dados que emergem de uma pesquisa realizada pelo Jerusalem Institute for Israel Studies e pelo Jerusalem Center for Jewish-Christian Relations e divulgado ontem pelo jornal Haaretz.

“74% dos entrevistados, num total de 500 homens e mulheres, não vê os cristãos como missionários, e 76% não se diz incomodado de encontrar um cristão que carrega um crucifixo. Além do mais, 41% crê que o cristianismo seja a religião mais próxima ao judaísmo, enquanto 32% crê que seja o Islã”.

Uma tolerância que diminui, porém, quando a pergunta se refere a Jerusalém. “Somente 50% dos entrevistados está de acordo em dizer que Jerusalém foi o centro da fé cristã, e 75% afirma que o Estado não deveria permitir às organizações cristãs adquirir terrenos na cidade para construir novas igrejas”.

A pesquisa revelou a presença de fortes divisões entre leigos e judeus religiosos; 80% dos judeus leigos pensa que os judeus são autorizados a entrar em igrejas, e também no exterior, enquanto para 83% dos judeus religiosos visitar igrejas é proibido. Cerca de 78% dos judeus religiosos julga o cristianismo “idolatria”, enquanto 66% dos judeus leigos não concorda.

Um dos dados mais curiosos: 56% dos judeus leigos concorda que aos soldados cristãos em serviço no exército israelense seja permitido prestar juramento sobre o Novo Testamento; 62% quer que se jure sobre a Torah.

A pesquisa foi apresentada um dia depois das polêmicas desencadeadas por um programa do TV Canal 10 no qual o apresentado fez ataques contra Jesus Cristo, a Virgem Maria e sobre os fundamentos da fé cristã, provocando a reação dos líderes religiosos cristãos, entre os quais também a assembléia dos bispos católicos.

Fonte: RV, via Notícias Cristãs

Por Amenidades da Cristandade

Nenhum comentário: