sexta-feira, 27 de março de 2009

Ellen G. White, profetisa do adventismo era racista?


Seria isso Racismo ?Para os Adventistas os livros e escritos da Sra. White são sagrados e por isso os adeptos desse movimento são incentivados à leitura desses sacros escritos. Ellen G. White é venerada pelos adventistas!Parece-me que a maioria dos membros da Igreja Adventista não conhece certas citações um tanto desconcertantes ensinadas pela Sra. White e pretendemos explicitar nesse pequeno escopo.Vejamos:"Mas há uma objeção ao casamento da raça branca com a preta.

Todos devem considerar que não têm o direito de trazer à sua prole aquilo que a coloca em desvantagem; não têm o direito de lhe dar como patrimônio hereditário uma condição que os sujeitariam a uma vida de humilhação. Os filhos desses casamentos mistos têm um sentimento de amargura para com os pais que lhes deram essa herança para toda a vida". (Veja o Livro - "Mensagens Escolhidas - vol.2" CPB, Sto. André, SP - 1985 nas páginas 343 e 344). E ainda:"Todas as espécies de animais que Deus havia criado foram preservadas na arca de Noé.

As espécies mescladas que Deus não criou, e que foram o resultado de amalgamas (mistura de raças), foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amalgama (mistura de raças) entre seres humanos e bestas , como pode-se ver ... em certas raças de homens" (Ellen G White em Spiritual Gifts, Edição de 1864 e tornou a ser publicado em Spirit of Prophecy na Edição de 1870).

Neste segundo texto, Ellen G White diz que há mistura de raças entre seres humanos e BESTAS.Eu pergunto:O QUE SERIAM ESTAS "BESTAS" que 'cruzam' com SERES HUMANOS? Será que ao declarar BESTAS Ellen G. White se referia a animais irracionais?Se for este o caso, a Sra. White fez uma grave confusão, pois até hoje nunca se viu cruzamento de seres humanos com aves, répteis, felinos, eqüinos... Ou seja, animais. PELO MENOS A CIÊNCIA AINDA NÃO IDENTIFICOU TAL CRUZAMENTO!Quem ou o quê seriam estas bestas com quem os seres humanos cruzaram? Será que seriam os negros? Ou haveria alguma "raça" nova entre seres humanos e os animais? Isso é muito estranho e sério! Essas afirmativas deveriam ser revistas, pois são descontextualizadas e cheias de ranço e preconceito!

A Igreja Adventista precisaria se posicionar diante desse quadro e assumir, se esse for o caso, que foi racista ou que a sua profetisa falhou e foi infeliz em seus comentários. O fato que uma coisa ou outra aconteceu e não dá pra negar as evidências.É preciso lembrar que pela Constituição Brasileira - Artigo 3 - IV, racismo é um grave crime. Entendo que ao sustentar esse tipo de postura medieval a referida igreja fere os direitos humanos e a constituição brasileira.

Será que não seria o caso dos adventistas virem em público para se desculparem junto à comunidade negra? Afinal de contas, se o Papa João Paulo II pode se humilhar e pedir desculpas pelos erros dos Papas do passado, os adventistas deveriam ter a mesma humildade e reconhecer os erros da sua papisa. Ou será que os Adventistas concordam com E. G. White e acham que os negros são inferiores?A grande incógnita nisso tudo é: A Sra. White conhecia o teor bíblico de amor, tolerância e misericórdia pregado por Jesus Cristo? Pois na Bíblia está escrito que: "Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10:34).

Como encarar essas declarações arrepiantes e desprovidas de verdade como sendo inspiradas pelo Espírito de Deus? Como encarar isso como ensinamentos teológicos?Será que já não basta o que a história nos registra de preconceitos e crimes contra os negros? Como pode a Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo uma igreja moderna, trazer em seu bojo doutrinário esse conceito estranho e tacanho?Para mim o preconceito racial é inaceitável! Como arrazoar que o branco, ao casar-se com o negro, traria uma carga hereditária desfavorável aos seus filhos? Isso é um impropério sem fundamento científico e muito menos teológico.

Fico feliz que na Bíblia o negro sempre foi respeitado e amado por Deus. Até na hora da crucificação o escolhido para ajudar o Senhor com a sua cruz foi um negro (Mc. 15:21); quando o profeta Jeremias agonizava em um poço (Jr. 38), Deus usou um negro para ajudá-lo; Salomão recebeu a Rainha de Sabá, que era negra, e Jesus Cristo elogiou a sua sabedoria (I Rs. 10; Mt.12:42)... Assim vemos como o negro é importante para o nosso Cristo. Sem contar que o salvador da humanidade tinha em sua genealogia pessoas negras (Mt. 1).O Senhor ama a todos, pois assim nos diz a palavra: Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres (quer negros); e a todos nós foi dado beber de um só Espírito (I Co 12.13 - parêntese do autor).Não importa a cor da pele, somos um em Cristo Jesus, mas jamais poderíamos ser um em concordância com os Adventistas do Sétimo Dia.

Prof. João Flavio Martinez

Fonte: veSHAME gospel [via Amenidades da Cristandade]

13 comentários:

Wesley disse...

E PRECISO TER CONHECIMENTO NA QUESTÃO DO ASSUNDO .ELLEN G.WHITE JAMAIS FALARIA ISSO POR QUE ELA ERA DE COR MORENA OU SEJA RAÇA NEGRA.O AUTOR DO COMETARIO NÃO TEM NEUM CONHECIMENTO NO ASSUNDO POR ISSO PROCURA SE INFORMAR MELHOR.

Marcio Salles disse...

Não vejo nenhum is respeito a racismo nos textos de Ellen G. White, a não ser os que vc tenta mostrar outro sentido das palavras que não consigo ver, seria EU então cego!!!????

Se converta Presbiteriano!!!!

Produtos Naturais disse...

Neste assunto lhe falta conhecimento. Eu já li vários livro desta autora. Acho que você tirou, o texto do contexto. Para falarmos de alguém de preciso tempo e conhecimento. Faz isto, leia o livro "Vida e Ensino de Ellen G. White" e depois faça seus comentários. Mas antes de tudo peça a Deus que lhe mostre a verdade e não a sua verdade. Um abraço.

Josiane Fonseca disse...

Você precisa mesmo é estudar português e interpretação de texto, me perdoe mas neste texto o cruzamento referido é entre humanos / humanos e animal / animal. É muito fácil criticar um parágrafo dos escritos de H.G.W. quando podemos encontrar um "mundo" de conhecimento, e mais lembre-se que a linguagem e linguística da época dos escritos não é a mema usada hoje em dia!..Cuidado.

Saulo Luz disse...

Queridos irmãos adventistas... o texto não é meu.
Só retransmiti no meu blog.
Agora, não fiquem tão bravinhos quando criticam a Helenzinha, pois ela não é Deus. É humana e não só tem falhas... como falhou muito.
Eu não fico nervoso assim quando criticam Calvino.
Márcio...
E me "converti" a muito tempo. Antes da fundação do mundo Deus já tinha me "convertido". Afinal, é Ele quem me "converte". Não sou eu quem me "converto". Sabe?


Em Jesus,
Saulo

MANOÀ disse...

É PRECISO ESTUDO OS LIVRO DE ELEN JUNTAMENTE COM A BIBLIA, PARA QUE TENHA UMA COMPRENÇÃO EXATA ARESPEITO DO ASSUNTO, ESSA SUA OPINIÃO A RESPEITO DAS PALAVRA DE ELEN É UM EQUIVOCO, E MUITA FALTA DE INFORMAÇÃO, ISSO MOSTRA A SUA DEFICIENCIA A RESPEITO DOS ESTUDO DA BIBLIA E DO LIVRO DE ELEN, POR QUE ELA MESMA DECLARA EM SEUS LIVROS QUE SEUS ESCRITOS TEM QUE SER ESTUDADO JUNTAMENTE COM A BIBLIA.

Bella disse...

Meu querido, antes de qualquer coisa em qualquer assunto, se deve pesquisar muito antes de fazer qualquer tipo de afirmação, não é no primeiro texto que se tira uma conclusão. A Bíblia por exemplo não pode ser interpretada por partes, mais sim como um todo.E a mesma forma com um livro, se eu parar de lê-lo no meio terei uma conclusão ou opinião diferente se conclui-lo até o final. Antes de concluir meu comentário, lhe afirmo não sou Adventista. Mais lhe aconselho: pesquise mais, se informe mais e tenha certeza antes de fazer qualquer tipo de afirmação, pois sem essas meditas você acaba sendo chamado de ignorante por não "se informar". Boa sorte da próxima vez ;)!

Juliano L. Ascari disse...

Olha,nunca se ve o texto fora do contexto caro Saulo Diaz.Se entende-se bem do assunto,para se ter uma análise perfeita.Pq,sem um entendimento perfleguixo não ateorizo o necessário.As coisas,os textos,tudo,existe um contexto.por isso,cada pitada,medida inserida,deve ser recompensada com um bom estudo,e meditação em Deus(na onde se basea na oração e refletição).

Anônimo disse...

Gosteii do Textoo e concordoo plenamente...ha muitos fanáticos por essa Ellen White...conheço a história dela...mais sei la se é verdadeira essa história,só sei que devemos analisar muito antes de qualquer opnião...Certo q nos livros dela aexistem muitas coisas benéficas,masaspessoas vêêm ela como uma "Santa Profetisa" e ela não...o único livro que devemos colocar em pratica em nossas vidas é a BíBlia Sagrada,essa sim achamos argumentos verdadeiros que iram se cumprir...

Adm. de Eventos disse...

Amigos postantes e amigo detentor do blog

Claro q temos q ver os textos e seus contextos, mas creio q Ellen estava falando sim de cruzamento de seres humanos com aninmais, o a ciência denomina ZOOFILIA.
Pesquizem na net e ficarão abismados como fiquei ao ver casos aberrantes que nem vou mencionar aqui.
Orem antes da pesquisa porque é assombsoso.
Se na bíblia Deus menciona que não deve haver cruzamento de seres humanos com bestas (animais) é porque Deus na sua onisciência sabia que satanás faria acontecer.
Já ví caso pessoa (moça) no Rio Grande do Sul que não sai de casa porque se parece totalmente com macaco. Claro q isso não é divulgado, a ética da medicina e ciência não permite, pra não alarmar o mundo.

Fiquem na Paz do Senhor nosso Deus Criador

Adm. de Eventos disse...

Amigos postantes e amigo detentor do blog

Claro q temos q ver os textos e seus contextos, mas creio q Ellen estava falando sim de cruzamento de seres humanos com aninmais, o a ciência denomina ZOOFILIA.
Pesquizem na net e ficarão abismados como fiquei ao ver casos aberrantes que nem vou mencionar aqui.
Orem antes da pesquisa porque é assombsoso.
Se na bíblia Deus menciona que não deve haver cruzamento de seres humanos com bestas (animais) é porque Deus na sua onisciência sabia que satanás faria acontecer.
Já ví caso pessoa (moça) no Rio Grande do Sul que não sai de casa porque se parece totalmente com macaco. Claro q isso não é divulgado, a ética da medicina e ciência não permite, pra não alarmar o mundo.

Fiquem na Paz do Senhor nosso Deus Criador

Adm. de Eventos disse...

Amigos postantes e amigo detentor do blog

Claro q temos q ver os textos e seus contextos, mas creio q Ellen estava falando sim de cruzamento de seres humanos com aninmais, o a ciência denomina ZOOFILIA.
Pesquizem na net e ficarão abismados como fiquei ao ver casos aberrantes que nem vou mencionar aqui.
Orem antes da pesquisa porque é assombsoso.
Se na bíblia Deus menciona que não deve haver cruzamento de seres humanos com bestas (animais) é porque Deus na sua onisciência sabia que satanás faria acontecer.
Já ví caso pessoa (moça) no Rio Grande do Sul que não sai de casa porque se parece totalmente com macaco. Claro q isso não é divulgado, a ética da medicina e ciência não permite, pra não alarmar o mundo.

Fiquem na Paz do Senhor nosso Deus Criador

Anônimo disse...

Muito me admira que um Professor tenha postado um texto que não escreveu sem antes fazer pesquisas, buscar o verdadeiro sentido de cada palavra, ou da época em que foi escrito. Por isso vai um conselho, antes de postar qualquer artigo escrito por terceiros vá e pesquise.