segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Escola dominical, tão boa e sem igual...

Essa é a nossa escola
A escola dominical;
essa é a nossa escola
A escola sem igual;

Escola sem igual que faz bem a muita gente;
Quem não vem a essa escola com certeza está doente;
Com certeza está doente ou estava trabalhando;
Quem trabalha nesse dia do Senhor está roubando;
Do Senhor está roubando quem aqui chega atrasado;
O seu nome fica ausente e ele fica envergonhado;

Ele fica envergonhado por não saber a lição;
Professor faz a pergunta ele diz: eu não sei não!
Não sei não... não sei não ..(2x)

Essa é a letra de uma música que eu cantava quando criança todo domingo antes da divisão de salas na EBD. Que letra terrível, né?

Quem trabalha no domingo é ladrão? Rouba do Senhor?

A pergunta que o professor faz da lição é para envergonhar o aluno? Quem é o aluno hoje que fica envergonhado por não saber a lição?

Então quer dizer que o medo de ficar envergonhado é o maior motivo de não chegar na EBD atrasado?

Essa música parece mais uma "zoeira" com aqueles que chegam atrasado. Imagina essa música sendo cantada com o dedo indicador apontado na cara daqueles que são obrigados a trabalhar no domingo e/ou aqueles que chegaram atrasados na EBD.

Imaginou? Sentiu-se culpado? Pronto. Esse é o objetivo da música: Criar evangélicos cheio de complexo de culpa em relação à EBD.

Vamos pensar sobre as motivações que nos levam a igreja, culto, EBD.

Em Cristo, que me livrou de ir à EBD pela culpa para ir à EBD pela graça.

Jairo Filho

a igreja é uma das + potentes criadoras de neuroses da atualidade. recomendo a leitura da série neuroses eclesiásticas. ouviu ameaças de que a geladeira vai queimar se não "pagar" o dízimo? coloque o pastor falastrão no freezer. rsrs

[via PavaBlog]

comentário Salcompimentas: Para quem prestou atenção ontem, domingo que vem, a escola dominical da Igreja Presbiteriana Paulo Silas (do projeto Planalto) vai virar ESCOLA SABATINA...rsrsrs. Foi o aviso: "A escola dominical do próximo domingo vai acontecer no sábado".

4 comentários:

Anônimo disse...

hey your blog design is very nice, neat and fresh and with updated content, make people feel peace and I always like browsing your site.

- Murk

Gustavo Andrade! disse...

Eh... vcs estão meio enganados... vamos lá.. "Quem não vem a escola está doente!" VERDADE! se vc não se alimenta do estudo da palavra vc fica doente. "Errais por não conhecerem as escrituras..." Quem trabalha no domingo do Senhor está roubando.. "Buscai 1° o reino de Deus.." temos um culto por semana.. e vc ainda vai trabalhar??... legal neh??.. Chegar atrasado.. precisa falar?.. falta de compromisso! a pessoa falta na aula e tem q ficar envergonhado msm.. por não cumprir com o combinado que era estar lá.. daih qnd o professor faz uma pergunta a pessoa não sabe pq não estuda.. pq não vai as aulas.. aih tem que dizer com aquela cara: " eu naum sei a resposta, faltei essa aula"... A pergunta não é pra envergonhar o aluno, nunca foi.. a pergunta é pra testar o aprendizado.. mas como a pessoa não vai, ou seja, A CULPA É DELA, não sabe responder e fica envergonhada..
O motivo de o aluno chegar na hora é pra não perder NADA da lição, e assim crescer e deixar de ser um cristão que só bebe leite e/ou come papinha, como disse o Apóstolo Paulo.. pra poder falar com propriedade do amor de Cristo para aqueles que não O conhecem..
Se vcs não perceberam, essa é uma música descontraída cujo o objetivo é mostrar as consequências do não participar da EBD.. não de fazer com q a pessoa vá por estar envergonhada, coagida.. ou pra chamar o irmão de ladrão... Se a carapuça serviu, se conserte!! Não tente justificar um erro transformando as verdades em mentiras... A música é meio pesada mesmo, pro cara prestar atenção e se tocar com essas coisas.. se vc não percebeu, o evangelho é RADICAL! "Tome sua cruz e segue-me" lembra??..
"complexo de culpa"... era só o que me faltava.. magoou seu ego, querido..? Reveja seus conceitos.
Jesus is life!
Gustavo Andrade!

Anônimo disse...

esta música está certa quem trabalha no domingo deveria se envergonhar,pois o Senhor fez o homem para louvar a Ele e não para trabalhar no dia em que deveria estar louvando a Ele

Anônimo disse...

você cantava quando criança? eu só tenho 12 anos e sei que o domingo foi feito para adorarmos ao Senhor e você já é velho e até hoje não aprendeu acho que nunca estudou a lição da escola bíblica dominical,você não tem vergonha ??