quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Barato: brincando de se drogar


Fumar no narguile é mais perigoso que cigarro

Ao contrário do que muitos jovens e adolescentes pensam, o narguile ou narguilé é uma droga lícita como o cigarro, e não um brinquedinho para fazer fumacinha. A venda de produtos de fumo a menores de 18 anos é proibida no Brasil, determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. Por desconhecimento da lei e dos riscos à saúde, pais permitem que os filhos usem o narguile. No meu condomínio, por exemplo, virou rotina encontrar crianças e adolescentes dando um trago na mangueira presa ao vaso. Legal, não é?

Para quem não sabe, em todo narguile há a queima de tabaco ou outra droga, sempre acompanhada de essências de frutas ou flores para adocicar o aroma e o sabor. Neste caso, as consequências são piores, já que o o jovem acaba consumindo um produto cancerígeno sem perceber o mal que está causando a si mesmo, pois o aroma leve o ilude com a sensação de ser “fraco”. Uma recente investigação (2005) demonstra que a fumaça do narguile tem o mesmo impacto que a fumaça do cigarro sobre a saúde dentes e gengivas.

Além disso, estudos mostram que fumar durante uma hora no narguile é igual ao consumo de 100 a 200 cigarros, segundo alerta da Organização Mundial da Saúde(OMS). Segundo a OMS, o tabaco contém 4.700 substâncias tóxicas (sendo 400 cancerígenas) e a água do narguile não filtra, apenas esfria a fumaça, possibilitando, portanto a inalação de maior quantidade de substâncias prejudiciais à saúde. Dentre as substâncias que o fumante estaria exposto seriam 36 vezes mais alcatrão, 15 vezes mais monóxido de carbono e 70% mais nicotina que num cigarro.

Por isso fumar no narguile é mais perigoso que fumar cigarro, compara o toxicologista Anthony Wong, do Hospital das Clínicas. Outros estudos médicos demonstraram que a queima do tabaco no narguilé gera a produção de nitrosaminas carcinogenicas e que o carvão usado para a queima adiciona hidrocarbonetos e metais pesados na fumaça.

O aparelho foi criado para fumar tabaco, mas vem também sendo utilizado para fumar maconha ou crack. E a água, trocada por pinga, vodka e outras bebidas. Outro risco: compartilhar a piteira do narguile significa ser candidato a herpes, hepatite A e tuberculose. Alguns especialistas dizem, ainda, que numa sessão de 45 minutos de narguilé o fumante estaria exposto a 36 vezes mais alcatrão, 15 vezes mais monóxido de carbono e 70% mais nicotina que num cigarro.

com informações da Jovem Pan

ps: Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

Nenhum comentário: