quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Igreja inflável quer atrair jovens na Itália

da BBC
Ao lado de discotecas e bares da orla marítima italiana, um grupo de católicos resolveu instalar uma estrutura desmontável de plástico, com 30 metros por 15, para divulgar a fé cristã aos jovens que freqüentam a noite.
Conhecido por usar métodos de evangelização diferentes para atrair fiéis, como pregar em postos de gasolina nas estradas, discotecas ou bares, o padre Andréa Brugnoli, fundador de uma associação de jovens católicos chamada "Sentinelas do Amanhecer", resolveu disputar a atenção de moças e rapazes que freqüentam a vida noturna do verão italiano com uma "igreja inflável", onde eles poderão se aproximar do cristianismo. "Nem sempre há uma igreja perto dos locais de diversão para acolher os jovens que durante a noite estão em busca de Deus, assim decidimos investir nesta estrutura inflável", disse Brugnoli.

A "igreja" pode ser montada em poucos minutos, não tem teto e as cores são preto e cor-de-rosa. Nela, sacerdotes e jovens da associação - fundada em 2000 com a benção do papa João Paulo 2° - vão receber quem estiver interessado. "É um espaço de oração, silêncio e escuta dos jovens, em lugares muito freqüentados nas noites de verão, como as praias com seus bares na areia. Criamos simplesmente ocasiões de diálogo sobre a fé em Deus e os problemas ligados a ela", disse o religioso à BBC Brasil.

Polêmica
A iniciativa recebeu críticas em blogs e sites católicos italianos, onde alguns fiéis disseram não concordar com a informalidade do projeto. "Os banhistas que desejam ir à missa, vistam-se como fiéis e procurem a igreja mais próxima", sugeriu um comentário no site da diocese de Cagliari, na Sardenha. "Passar de uma arca toda de ouro, com querubins e tabernáculos, para um plástico inflável onde guardar a eucaristia, o mistério dos mistérios, é vulgar", disse outro comentário.

E você? O que acha da igreja e das críticas?

Nenhum comentário: