terça-feira, 6 de novembro de 2007

Muita desinformação sobre o "Caos Aéreo" 2

Agora vamos falar sobre a confusão de informações que a mídia tem gerado na cabeça das pessoas. À exceção do choque entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, nenhum dos outros acidentes aéreos que aconteceram( choque do Airbus A320 da TAM com um prédio e a queda do Learjet da Reali Táxi Aéreo, na Zona norte de SP) teve qualquer relação com o tão falado caos aéreo.
No caso do A320, foram problemas nos freios e outros sistemas de frenagem que resultaram no choque contra o prédio da TAM. Embora eu acredite que já passou da hora de cancelar pousos e decolagens comerciais do Aeroporto de Congonhas - motivado pela absurda proximidade entre prédios e casas do bairro com a pista - não podemos atribuir a culpa do acidente à situação do aeroporto. Centenas de aeronaves semelhantes e maiores do que o A320 já pousaram tranquilamente.
Já no caso mais recente, do Learjet, não temos informações suficientes, porém o mais provável é que o avião tenha sofrido uma pane ou falha mecânica, fazendo com que o piloto tenha perdido o controle da aeronave e não conseguindo virá-la para a esquerda( o lado correto) após a decolagem.
Já no caso do Boeing da Gol, até hoje não se sabe a causa verdadeira que fez as duas aeronaves se chocarem. Alguns especulam falha na cobertura rádio/radar. De qualquer jeito, nada justificaria o piloto ter se desviado da rota( para economizar combustível) e ter desligado o transponder (sofisticado acessório anti-colisão que avisa as aeronaves sobre o perigo e, ainda, indica qual manobra evasiva realizar), aparelho que certamente evitaria o choque.
Portanto, quem conhece um pouco sobre aviação, sabe que os acidentes não tiveram nenhuma relação com o tal chamado "caos aéreo", foram fatalidades causadas por falta de manutenção das aeronaves e/ou erro dos pilotos.

Nenhum comentário: