terça-feira, 13 de novembro de 2007

Faça sua parte contra a sujeira: Fiscalize!

Conforme decreto da Secretaria de Serviços que regulamenta a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil, para atuar em situação regular, as empresas que prestam este tipo de serviço devem ser cadastradas na Limpurb.

As caçambas devem ser identificadas com o nome do proprietário, telefone e o número do cadastro. O problema é que muitas caçambas clandestinas apresentam dados falsos, na tentativa de enganar a fiscalização. Além disso, é proibido colocar as caçambas sobre as calçadas.

Quem vai construir ou reformar, e pretende utilizar o serviço de retirada de entulho, deve consultar no site da Limpurb (http://www.limpurb.sp.gov.br/), a lista com os nomes das mais de 400 empresas cadastradas. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo 156 ou pelo e-mail limpurbses@sac.prodam.sp.gov.br.

Se nenhuma denúncia der resultado, você pode ir além. Monte uma tocaia num ponto de desova de entulho próximo de sua casa. Faça isso no horário em que os caminhões costuma despejar a sujeira toda. Aproxime-se com cuidado, fotografe e saia rápido (não permita que eles percebam sua presença ou que bateu a foto). Se possível tire mais de uma foto, sempre fotografando de maneira que se veja o logotipo da empresa ou a placa do caminhão. Depois, formalize a denúncia por e-mail, detalhando data, horário e lugar e anexe as fotos no e-mail que deve ser enviado para a subprefeitura local, a Limpurb e o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo (amatarazzo@prefeitura.sp.gov.br). Outros contatos podem ser conseguidos no site da prefeitura (http://www.prefeitura.sp.gov.br/).

Nenhum comentário: